Sangramento durante a Gravidez

Muitas mulheres têm sangramento durante a gravidez. Em muitos casos não há necessidade de tratamento algum. Mas, às vezes, pode ser um sinal de alerta e deve ser comunicado ao médico.
Bem no início da gravidez, pode ocorrer pequeno sangramento determinado pela implantação do embrião (quando ele “gruda”) no útero. Também é possível que ocorram pequenos sangramentos decorrentes de pequenas áreas de descolamento da placenta, ou quando a placenta encontra-se próxima do canal do colo uterino. Geralmente, resolvem-se espontaneamente.
Após atividade sexual também pode ocorrer sangramento porque existe um maior número de vasos sanguíneos no colo do útero e na vagina.
Portanto, sangramento não é sinônimo de aborto!

Aborto
Infelizmente, a perda da gravidez pode ocorrer, principalmente durante as 12 primeiras semanas e, na maioria dos casos não há como impedi-la. Não há nenhuma prova de que exercícios físicos ou atividade sexual causem aborto.

Sangramentos em gestação avançada

A medida que a gravidez progride o sangramento poderá ter outros significados. Sangramentos vivos podem se relacionar a descolamentos de placenta e devem ser vistos prontamente. No final da gestação, no início do trabalho de parto pode ocorrer pequena perda de sangue que é normal.