Duração e sintomas da gravidez

O tempo de gestação normal é de 280 dias contados da data da última menstruação e não do dia da ovulação. Este número de dias equivale a 40 semanas, 10 meses lunares e aproximadamente 9 meses solares.
Se os ciclos são muito irregulares poderá haver necessidade do exame ultra-sonográfico para ajudar no cálculo do tempo.
Para calcular a data provável do parto, subtraia 3 do mês da última menstruação e adicione 7 no dia. Por exemplo: última menstruação dia 5 de abril de 2003, data provável de parto dia 12 (5 + 7) de janeiro (4 - 3) de 2004.
O primeiro parto poderá atrasar alguns dias.

Sintomas comuns à gravidez

As mudanças hormonais decorrentes da gravidez proporcionam alguns sintomas desconfortáveis, mas sem maiores conseqüências.
Náuseas, e até vômitos, acontecem principalmente pela manhã ou quando se fica muito tempo em jejum. Para melhorar tente comer alguma coisa seca, como bolacha de água e sal, logo que acordar e não fique muito tempo sem comer; coma pouca quantidade várias vezes ao dia.
Este mal estar pode provocar diminuição do apetite, é normal. Cuidado com alimentos muito temperados ou com odor pronunciado, pois facilitam a náusea.
Desejos de alimentos “diferentes” podem acontecer, mas geralmente há vontade por alimentos mais ácidos.
Sensação de cansaço e sonolência ocorrem no início da gestação, tanto pelas mudanças hormonais como pela queda da pressão arterial. Não lute contra, descanse.
A vontade de urinar com maior freqüência decorre do útero, com maior volume, comprimir a bexiga.
Há maior retenção de líquidos o que provoca certo edema das pernas e mãos. É normal.
A mama é estimulada pelos hormônios e fica mais sensível, especialmente nos mamilos.

Ganho de peso

Não existe limite rígido, mas é importante ter bom senso, aumentando o necessário para que o bebê se desenvolva, mas não muito para não desenvolver complicações como diabetes gestacional ou hipertensão.
Aumentos totais de peso entre 8 e 12 kilos costumam ser adequados. Lembre que o aumento de peso não acontece igualmente em todos os meses. Procure controlar mais no início para poder ter mais folga no final.
A necessidade calórica durante a gravidez, para uma gestante normal, é de aproximadamente 300 Kcal a mais das necessidades basais.