Amamentando seu bebê

Um dos momentos os mais especiais na vida de uma mãe é quando amamenta seu bebê. Os especialistas concordam que amamentar é de extrema importância.
O leite materno é o alimento mais perfeito para o bebê, pois é produzido nas quantidades e com os nutrientes necessários para a perfeita nutrição da criança.
O colostro (pré-leite) é líquido amarelo, aquoso, produzido pelas mamas nos primeiros dias após o nascimento Esta substância ajuda o sistema digestivo do recém nascido funcionar e se desenvolver.
O leite materno possui anticorpos que ajudam a fortalecer o sistema imunológico evitando doenças. A proteína e a gordura no leite materno são mais bem absorvidas pelo corpo do bebê do que a proteína e a gordura de outros tipos de leite. O leite materno associa-se a menor intensidade de cólicas e menos prisão de ventre do que os bebês que são amamentados por outro tipo de leite.
Além dos benefícios para a criança, amamentar é mais prático para a mãe, ajuda no controle do sangramento pós-parto, reduz o risco de doenças como osteoporose e alguns tipos de câncer, e queima calorias. Porém, acima de tudo, auxilia no vínculo mãe-filho.
No entanto, existem condições em que não é possível amamentar, como algumas doenças maternas ou do próprio bebê. Nestas condições, o pediatra tem condições de orientar o melhor leite para substituir o materno.
Para as mães que estão amamentando e têm que voltar ao trabalho, a sugestão é retirar o leite com auxílio de uma "bombinha" para que possa ser armazenado sob refrigeração.

Começar Começado

Embora a amamentação seja um processo natural, mães e bebês têm que aprender junto e isto pode demorar alguns dias. Se for possível, é interessante oferecer o peito logo após o parto. Isto auxilia no estímulo materno e na sucção do bebê.
Os bebês carregam o instinto que precisam, como um reflexo. Coloque seu peito em sua mão e coloque perto da boca do bebê que irá abri-la por instinto. Acomode o bico da mama na boca do bebê, certificando-se que a língua esteja baixa e vire-o para você. Sempre traga seu bebê até seu peito e não “estique” seu peito até ele. Muitos recém nascidos mamam de 10 a 15 minutos em cada peito. Quando seu bebê esvazia um peito, ofereça o outro. Não se preocupe se ele não continuar a mamar.
Para manter suas mamas saudáveis e aumentar as possibilidades do sucesso na amamentação observe a técnica adequada e procure auxílio de pessoas experientes (médicos, enfermeiras obstetrizes), com paciência para ensiná-la!
Limpe delicadamente os bicos com um pano limpo e seco após a amamentação, podendo utilizar tampões de algodão para protegê-los da roupa. Não lave o bico do seio com sabões ásperos ou muito perfumados.